top of page

Os religiosos da Eucaristia são padres, diáconos e irmãos que vivem em comunidade, partilhando a alegria da fraternidade.


No Cone sul, Argentina, Brasil e Chile formam a Província Nossa Senhora de Guadalupe e são conhecidos como sacramentinos.


Nesta parte do continente latino-americano, somos "um só corpo e um só espírito", comunidade de irmãos que não sentem as barreiras das fronteiras, sendo, portanto, uma família marcada pela intencionalidade.


Chamados a viver plenamente o mistério da Eucaristia, nossa missão manifesta-se de diversas formas em vista do pedido da Igreja de Deus: fazer da Eucaristia fonte e cume da vida cristã. Na Província Nossa Senhora de Guadalupe, assumimos, a partir da multiforme riqueza do nosso carisma, os seguintes ministérios:

 

"Resposta a uma presença". O mistério da fé celebrado permanece, em forma de reserva (hóstia consagrada), em nossos sacrários. Sua finalidade última é a comunhão eucarística dos enfermos. Como estamos diante do mistério da páscoa do Senhor, presente em nossas Igrejas, o religioso sacramentino prolonga em oração a contemplação do mistério celebrado, preparando-se para a próxima Eucaristia. É o "céu na terra" que continua na contemplação do mistério da fé.

"Homens eucarísticos, místicos do amor". Um ministério frutuoso do religioso sacramentino é o retiro espiritual, ou Exercícios Espirituais Eucarísticos, como gostava de nomear São Pedro Julião Eymard. Nesses exercícios, trabalhamos nossas resistências psicoespirituais e nos tornamos constantes buscadores de Deus.

"Celebramos para entender". Esta frase marca todo um jeito de viver e seguir Jesus. Colocamos no centro de nossa vida a Celebração da Eucaristia e, à luz da mesma, entendemos toda a teologia e vivência cristãs. Nossas liturgias são marcadas pela beleza e sobriedade, conduzindo o povo de Deus ao centro da fé.

"Pão dos pobres". A Eucaristia é o pão dos pobres e famintos; portanto, nossa Eucaristia nos impele a realizar obras de compromisso social. Como disse um sábio: "terminou a missa, terminou sua paz". Os religiosos sacramentinos têm diversas obras sociais, atendendo crianças, jovens e idosos.

"Oásis em meio às cidades". Nossas Igrejas são verdadeiros oásis de oração e escolas de vida cristã. Os religiosos assumem com muita vitalidade as paróquias, santuários e basílicas confiados a eles por seus pastores, em suas respectivas Igrejas particulares.

Província Nossa Senhora de Guadalupe
​Religiosos da Eucaristia

"Progresso nas ciências litúrgico-teológicas". Uma das grandes responsabilidades dos religiosos da eucaristia é fazer progredir o estudo das ciências litúrgico-teológicas através do ensino profissional (universitário) ou pastoral (cursos para liderança laical).

Agregação do Santíssimo Sacramento é um ministério muito amado por São Pedro Julião Eymard. O trabalho com os Leigos e Leigas fortaleceram a vocação do Fundador e lhe deu a convicção de que Deus o chamava para uma vocação eucarística. Hoje, parte da missão da Congregação, os leigos e leigas que se unem a nós na construção do Reino, passam a fazer parte da família eymardiano-eucaristica.

Celebração
Eucarística
Oração diante da Eucaristia
Exercícios Espirituais Eucarísticos
Ensino
Litúrgico-Teológico
"Pão dos
Pobres"
Paróquias, Santuários
e Basílicas
Leigos
Sacramentinos

Centro Emaús - Cúria Provincial | Rua São Pedro Julião, nº 12 - Dom Cabral -  Belo Horizonte - Minas Gerais - BRASIL  | Tel.: +55 31 3213.8288

Emáus Regional 3 | Calle San Martin, nº 1039 - Retiro - Capital Federal - Buenos Aires - ARGENTINA  | Tel.: +54 11 4312.2314

bottom of page